Apostila Concurso SEBRAE Analista Técnico II - Arquivologia PDF Download e Impressa

Veja Apostila Concurso SEBRAE Analista Técnico II - Arquivologia PDF Download e Impressa Clicando Aqui!

Conteúdo da Apostila SEBRAE Analista Técnico II - Arquivologia

Língua Portuguesa; Conhecimentos do Sebrae e Conhecimentos Específicos.

Concurso Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Cargo Analista Técnico II - Arquivologia SEBRAE.

Basta ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e pós-graduação completa (360 horas) em qualquer área de conhecimento, reconhecida pelo MEC.

Experiência comprovada de, no mínimo, seis meses, como profissional de nível superior, atuando em: gestão de arquivo e protocolo; e participação ou coordenação em comissão de avaliação de documentos; e elaboração de planos de classificação e tabela de temporalidade; e desenvolvimento de programas de gestão documental.

Atribuições do Cargo Analista Técnico II - Arquivologia SEBRAE: Organizar os serviços de arquivo e de microfilmagem aplicada aos arquivos; planejar e implementar diferentes formas de armazenamento e conservação de acervo documental, bem como das mídias de suporte da informação, observando a sua temporalidade; realizar a identificação das espécies documentais; orientar e acompanhar as áreas no processo de gestão documental e da informação; organizar e manter os acervos arquivísticos especiais (CDs, DVDs, fotografias, troféus entre outros); avaliar e selecionar documentos para fins de preservação; avaliar e selecionar documentos para fins de eliminação, obedecendo-se os critérios necessários à completa destruição da informação; adotar medidas e técnicas necessárias à conservação de documentos e informações; realizar análises de documentos de relevância histórico-cultural para o Sebrae Nacional; orientar o acompanhamento dos serviços de recebimento, digitalização, registro em sistema próprio e distribuição de documentação; estar em conformidade com as diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARq) e divulgando-os internamente; analisar e atualizar a Instrução Normativa de Gestão de Documentos do Sebrae Nacional; planejar e orientar as atividades de arranjo documental, para a análise dos documentos correntes, intermediários e permanentes quanto a sua forma, origem funcional (proveniência dos documentos/informações) e conteúdo; planejar e realizar treinamentos, palestras, workshops etc. para a treinamento de colaboradores; elaborar políticas de gestão documental e preservação digital; gerir riscos informacionais e conformidade institucional; realizar auditorias e criar indicadores de desempenho em gestão documental; ter capacidade de alinhar práticas arquivísticas aos objetivos organizacionais; ter leitura crítica, análise de dados e produção de artigos, pareceres e relatórios técnicos; ter capacidade de aplicar teorias arquivísticas em contextos complexos.

Salário: R$ 15.967,04.

1 Teorias e princípios da Arquivologia: proveniência, organicidade, unicidade e cumulatividade. 2 Classificação, avaliação, descrição e difusão de acervos. 3 Gestão de documentos correntes, intermediários e permanentes. 4 Conhecimento da Legislação arquivística brasileira (Lei nº 8.159/1991) e decretos correlatos. 5 Conhecimento das Normas do Conarq, e-ARQ Brasil, RDC-Arq. 6 Conhecimento das regulamentações sobre acesso à informação, sigilo e proteção de dados: Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. 7 Conhecimento das políticas de preservação e gestão documental.